Uma falha de segurança no WhatsApp pode comprometer a privacidade de quem usa o aplicativo no sistema Android, revelou o desenvolvedor e analista de sistemas holandês, Bas Bosschert.
Segundo Bosschert, a brecha permite que hackers, por meio de outros aplicativos, acessem todas as conversas registradas em um celular com sistema Android. "A base de dados do WhatsApp é salva no cartão SD, que pode ser lido por qualquer aplicativo do Android se o usuário permitir o acesso", revelou o desenvolvedor em seu site pessoal. "Como a maior parte das pessoas permite tudo no seu dispositivo com Android, isso [acessar as conversas] não é problema."
Mesmo usando um sistema de encriptação, o especialista diz que o acesso ao teor das mensagens do WhatsApp é fácil de ser obtido por meio de um aplicativo que faça o backup das conversas.
Criador do WhatsApp, Jan Koum, durante evento em Barcelona.
Bosschert contou ainda que o WhatsApp usa a mesma criptografia em todos os casos e que isso deixa mais fácil a ação de hackers. O mais seguro seria criar novas chaves de segurança para cada usuário, dificultando o acesso às mensagens.
Segundo o jornal Folha de S. Paulo, especialistas defendem que a falha não é um erro de desenvolvimento só do WhatsApp, mas de vulnerabilidade do sistema Android. No sistema IOS, da Apple, esse acesso de hackers às mensagens do aplicativo não seria possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário